quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Checênia X Rússia

Os conflitos que aconteceram na Chechênia ganharam destaque neste Blog.
Estes conflitos envolveram política, religião, disputa por territórios.
A Chechênia pertence a Rússia mas ela quer se separar, pois possui culturas diferentes, por exemplo a religião que é praticada lá, Islamismo. Pelos pelos chechênios como uma batalha pela sobrevivência e independência nacional, enquanto que, para a Rússia, é uma luta por interesses políticos e econômicos e contra o terrorismo. O resultado tem sido uma guerra sangrenta com alto número de vítimas em ambos os lados. Os chechênios vêm resistindo ao domínio russo por séculos.


O conflito
O conflito começou no ano de 1859. Após décadas de guerra, os chechênios foram conquistados pelo exército do czar russo e, desde o início da ocupação, não aceitaram o domínio da Rússia.
Durante a década de 1930, os chechênios foram forçados a obedecer aos soviéticos, sendo obrigados a trabalhar nos campos e tendo suas práticas religiosas restringidas. Em 1934, os chechênios e os inguches foram unificados sob a Rússia Soviética e, em 1936, foram elevados ao status de república autônoma. Em fevereiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, o líder soviético da época, Joseph Stalin, acusou os chechênios e os inguches de colaborar com os nazistas. A república unificada foi abolida, e Stalin os deportou para o Cazaquistão. Os chechênios somente voltaram ao seu território em 1953, após a morte de Stalin, o déspota soviético.


Hidografia da Europa

Os rios da Europa em sua grande maioria são de pequenas extensões, entretanto tem uma grande quantidade. Esses rios foram essenciais para o desenvolvimento do continente como o transporte de pessoas e principalmente de cargas que ajudou e ainda ajuda na economia da Europa, outro exemplo é o comércio do continente. Uma das maiores características da hidrografia da Europa. Abaixo podemos ver alguns dos principais rios e suas características:

• O Rio Sena divide Paris, na França além de um ponto de referências na cidade. A maior parte dos bascos que passam pelo Sena são comerciais porém existem outros tipos de barcos que utilizam o rio. A cidade dividisse entre norte (Rive Droite) e sul (Rive Gauche).
Rio Sena - Paris
Rio Sena

• O Rio Volga é o maior rio da Europa e nasce no Monte Valdai (noroeste de Moscovo) e desagua no Mar Cáspio. O Volga é quase todo navegável e pertence inteiramente a Rússia, suas águas congelam no inverno e tem cheias na primavera.

riovolga La belleza del Volga
Rio Volga

riovolga La belleza del Volga
Mapa da hidrografia da Europa


Posição da França sobre Conflitos na Síria


França diz que só atuará na Síria com coalizão internacional
O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, reconheceu nesta quarta-feira que embora a França não procura derrubar o presidente sírio, Bashar al-Assad, deseja sua saída do poder no marco de uma decisão política, e disse que seu país não decidirá sobre uma intervenção até que uma coalizão seja formada.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/disturbios-no-mundo-arabe/franca-diz-que-so-atuara-na-siria-com-coalizao-internacional,5c18aaa4aa9e0410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Esta breve noticia esta relacionada a posição da França sobre estes combates na Síria (combates que estão acabando com famílias, e vidas), a França diz que não irá atacar até que alguma colisão seja formada, ou seja, até que algum conflito total seja formado.                                                        

Xenofobia


Xenofobia significa aversão pelos estrangeiros, ou seja, quando você começa a não aceitar imigrantes que entram em seu país. O termo xenofobia se originou na psicologia e é utilizado para designar uma doença: o medo patológico de estrangeiros. No entanto, atualmente, o termo faz referência a outro fenômeno: os casos de preconceito, discriminação e violência física contra estrangeiros; tudo isso baseado em um discurso não irracional, mas sustentado principalmente por ideais de nacionalismo e discussões sobre crise econômica. A xenofobia é muito comum na Europa, pois a grande maioria dos problemas que acontecem lá, eles (governo e o povo) colocam a culpa nos imigrantes.
A xenofobia na Europa vem sido um caso muito difícil de tratar. Em 2008, foi constatado na Rússia que provavelmente 300 pessoas (em cinco anos) foram mortas por ataques xenofóbicos. Em julho de 2011, aproximadamente 80 pessoas morreram em uma explosão de bomba e fuzilamento, realizados por um extremista político com motivos xenofóbicos, na Noruega.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Resumo Do Livro E Relação Com Conteudo Estudado


Uma história de Mary Shelley, Frankestein foi o primeiro livro clássico da literatura de horror.

A história se passa XVl onde o cientistas daquela época procuravam a chave para a ressurreição. Victor Fraenkstein era um garoto ambicioso pela química. Seu pai o mandou para a faculdade de Ingolstadt, na Alemanha onde completou seus estudos. Victor queria ser reconhecido pela ciência, queria ser famoso, queria ter uma grande conquista. Naquela época os cientistas comentavam muito sobre o grande mistério da vida, e foi de lá que Victor tirou sua expiração. Ele resolveu que queria trazer um corpo da morte para a vida, ele resolveu que não ia parar até que conseguisse. 

Nos anos seguintes ele apenas leu, e não foi a Genebra uma única vez visitar sua família. Ele queria entender como era o mistério da vida. Então ele resolveu criar um ser humano.

Ele invadiu salas de faculdades procurando ossos, ficou anos e anos em seu laboratório apenas trabalhando para ele e para a ciência, escrevendo tudo em seu caderninho. Foi então que em uma noite chuvosa com raios ele teve o pensamento de que aquela energia poderia animar a sua criatura.

Ele conseguiu o animar mas ele ficou tão assustado que ele desmaiou e a criatura fugiu, de ali em diante Victor nunca mais teve sossego. A “criatura” era uma “coisa” boa, ela só queria fazer amigos, ela só queria ser reconhecida pela sociedade como uma ser humano normal, mas não foi isto que ela teve que encarar. Em todos os lugares quem ela ia as pessoas ficavam assustadas com o seu tamanho e com a sua aparência toda costurado e desproporcional. Mas mesmo assim ela não desistia ela ainda queria ser vista pela sociedade como gente e não como “coisa”. Mas ela cansou e decidiu culpar o seu criador por isto e decidiu acabar com a felicidade dele. Ele queria que Victor fizesse uma esposa para desfrutar uma fida normal como todo mundo desfruta, Victor não aceitou e ele acabou com sua mulher, Victor então decidiu que aquele mundo tem espaço para um só, ou para o criador ou para a criação.

Relação entre o livro e o conteúdo estudado:

O livro Fraenkstein se passa em Genebra-Suíça, que fica na Europa. Em uma das partes do livro Victor relata que estava em lugares montanhosos com picos altos, esta é uma vegetação típica da Suíça chamada Alpes.

No livro a “criatura” sofre preconceito por ser diferente, por tem aparências diferentes, assim ela não é reconhecida como gente, é humilhada, perseguida e maltratada. Em alguns países da Europa isso também ocorre, mais com imigrantes, que sofrem preconceito pois os europeus dizem que eles vão acabar com a raça européia.
Livro: Frankenstein
Capa do livro Frankestein


Victo Frakestein fazendo sua "criatura"

Frankestein carregando a noiva de Victor

Paisagens Naturais da Europa


Alpes Escandinavos-Suécia


Planície central em Pomps-França


Montes Urais-Rússia


Apeninos-Itália


Alpes Suíços-Suíça

Problemas Ambientais Presentes Na Europa


A Europa apesar de ser considerado um continente desenvolvido apresenta muitos problemas ambientais. Seus principais são: chuva ácida,contaminação costeira e emissões de CO2 na atmosfera. Além deste nó temos a maior explosão nuclear da terra que aconteceu em 1986 na cidade de Chernobil.

Abaixo nós temos um mapa dos problemas ambientais europeus:

  
Mapa dos problemas ambientais europeus

Charges Sobre a Europa


Uma boa maneira de aprendermos é diversificarmos a forma de aprender, ou seja, formas diversificadas, como charges.
Veja a seguir algumas charges sobre a Europa:



 







 

Esta charge faz uma critica ao grande preconceito que alguns países europeus tem contra os imigrantes, isto se chama xenofobia (aversão pelo estrangeiro). Muitos protestos acontecem nos países do continente Europeu contra os imigrantes, eles argumentam que a imigração acaba com a "raça" europeia.
Na Itália a primeira membra do parlamento negra, que já sofreu criticas racistas, defende e quer facilitar a imigração. Sua ideia não é muito bem vista pela sociedade.
 
Veja uma reportagem sobre esta ministra:

Itália: ministra negra é alvo de novo protesto da extrema direita
Manequins cobertos de sangue falso foram usados para contestar a campanha da ministra para facilitar a cidadania italiana para imigrantes 
O partido italiano de extrema direita Forza Nuova deixou nesta quarta-feira três manequins cobertos de falso sangue na porta da frente de um órgão público da cidade de Roma, no mais recente ataque à ministra Cécile Kyenge, a primeira negra a ocupar o cargo de ministro na Itália.
Kyenge, ministra da Integração, nasceu na República Democrática do Congo e tem sido alvo de repetidos ataques racistas desde que assumiu o posto, em abril.
O Forza Nuova postou fotos dos manequins em sua página de Facebook, com comentários de um porta-voz dizendo que o protesto teve como objetivo interromper a campanha da ministra para tornar mais fácil aos imigrantes adquirirem a cidadania italiana. "A imigração é o genocídio dos povos. Renuncie Kyenge!", diziam panfletos com o símbolo Forza Nuova, espalhados ao lado dos manequins.
Um imigrante deve viver legalmente na Itália por pelo menos 10 anos para poder solicitar a cidadania, e os filhos de imigrantes nascidos na Itália não adquirem automaticamente a nacionalidade, mas Kyenge está em campanha para mudar essa situação.
"As palavras dela transbordam de racismo contra a cultura europeia", disse Pablo De Luca, do Forza Nuova. Para ele, a atividade política da ministra visa à "destruição da identidade nacional".
Essa foi pelo menos a segunda vez que o Forza Nuova usou os manequins cobertos de sangue falso para protestar. De Luca citou notícias recentes como prova de que "a imigração mata", daí a simulação de cadáveres.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/ministra-italiana-negra-e-alvo-da-extrema-direita-em-roma,6386f605102e0410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
 


 








Esta charge é relacionada a grande crise econômica na Grécia que vai afetando muitos e muitos países europeus.


 

Curiosidades Sobre A Europa

Bom agora que estamos aprendendo um pouco sobre o continente Europeu, não podemos nos esquecer de conhecer mais sua cultura e de seus países.
Veja agora 10 fatos interessantes sobre a Europa:

Os alemães são grandes consumidores de pães. Para ter uma idéia, existem 400 variedades de pães e 1.200 tipos de pãezinhos no país.
A grande potencia mundial, New York foi fundada pelos Holandeses e recebeu o nome de Nova Amsterdã. Só depois recebeu seu nome atual.
O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

Outra grande metrópole Londres foi fundada pelos Romanos, e recebeu o nome de Londinium no ano de 43 d. C.

A Suíça possui quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. O alemão é a língua com maior número de falantes (62% da população) e o romanche, a que possui o menor número (menos de 1%). Romanche é uma língua de origem latina parecida com o português.

O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Existem inúmeras versões para a sua origem.

A legítima mussarella (em italiano, mozzarella) italiana é produzida com leite de búfala.

A Romênia é o único país do leste da Europa onde a população fala uma língua de origem latina.

Os búlgaros abanam a cabeça para cima e para baixo para dizer não.

A maior estátua de Jesus Cristo do mundo está na cidade polonesa de Swibodzin. 
 

Climas Da Europa


Fatores que influenciam no clima

Os fatores que influenciam no clima da Europa são: latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas (corrente do Golfo) e ventos da região Ártica, do Saara e principalmente do Oceano Atlântico.
Polar: Localizado próximo ao Polo Norte e os ventos polares, tem latitude elevada e se localiza longe da linha do Equador esses são alguns dos fatores que explicam as temperaturas que chegam até 50º C negativos e verões que além de curtos tem temperatura aproximadamente de 9º C positivos. Praticamente sem chuvas, entretanto queda frequente de neve, boa umidade relativa do ar que fica entre 70% no inverno e no verão 80%. Na Europa localiza-se ao Norte.
Frio de montanha: Nas montanhas e picos que tem maior altitude e latitude as temperaturas são mais frias podendo até nevar. As temperaturas são baixas, sua umidade é boa onde há maior correntes de ventos a umidade fica entre 80 e 90% porém onde as correntes de ventos não são tão fortes a umidade é baixa e fica entorno de 40%. Na Europa localiza-se nos Alpes (Alemanha, Áustria, França, Itália, Mónaco, Liechtenstein, Suíça, Eslovênia) e montanhas.
 
Frio de Montanha

Temperado oceânico: O clima está presente em quase toda Europa Ocidental, no inverno e na primavera as chuvas são frequentes. É o clima de maior ocorrência na Europa.


Temperado Oceânico

Temperado continental: A amplitude térmica* é maior se comparar com o temperado oceânico. Mais presente na Europa do Sul e na Ocidental. As chuvas não tem uma distribuição equilibrada durante o ano, pois tem mais precipitações no verão do que no inverno. Os verões são curtos e úmidos já o inverno é longo e seco com temperaturas em média de 0º C.

Semiárido: Clima quente localizado em parte da Rússia e próximo ao Mar Cáspio. Poucas chuvas porém bem distribuídas.

Clima Semiárido

Mediterrâneo: Clima quente com invernos menos frios do que boa parte do continente. Mais presentes na Europa do Sul ou Meridional. Os são verões quentes e secos, a temperatura fica entorno de 30º C. Os invernos as temperaturas podem chegar até alguns graus abaixo de zero. A umidade relativa do ar tem média de 70% e as chuvas são moderadas

*Amplitude térmica: diferença entre a mínima e máxima de um período

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Conflitos Europeus


A Europa foi palco de muitos conflitos em sua história. A grande maioria dos grandes conflitos da humanidade aconteceu lá.
Veja abaixo um pequeno panorama das principais guerras e conflitos:

1º Guerra Mundial (1914-1918)
2º Guerra Mundial (1939-1945): Nazismo (Alemanha-Hitler)/ Fascismo (Italilia-Mussodini)

Guerra Fria (1947-1989): Estados Unidos x União Soviética
Estes foram apenas algumas das principais guerras que atingiu o território europeu, causando-lhe crises econômicas, ainda temos muitos conflitos (protestos por religiosidade, lutas por territórios), como acontece na Irlanda que é dividida em Irlanda do Norte (protestante) e Irlanda do Sul (católica), na Irlanda ocorre muitos conflitos por religiosidade territorialidade e até por política.

Devido até a grande quantidade de conflitos na Europa muitos artistas fizeram músicas se expirando nos conflitos da Europa pedindo paz, pedindo uma parada.
Sunday Bloody Sunday, Domingo Sangrento Domingo-U2.

Wind of Change,Vento da Mudança-Scorpions.

Vegetação Européia


A vegetação da Europa é o reflexo das condições climáticas e dos tipos de solo, bem diversificados. Veja abaixo os tipos de vegetação presente na Europa:

Tundra: Vegetação rasteira, formada por liquens e musgos e adaptadas a longos períodos de neve do extremo norte da Europa.

Vegetação de altitude: quanto maior a altitude, menor será a temperatura e, consequentemente, formações vegetais são menores e mais raras. O que mais é encontrado nesta vegetação são arbustos e gramíneas.

Floresta boreal: Este tipo de vegetação é encontrado no norte do continente, com predominância, de pinheiros, cuja  sua madeira é utilizada para atividades econômicas. Esta floresta na Rússia esta vegetação é mais conhecida por taiga, no Brasil por Araucária.

Floresta temperada ou caducifólia: encontra-se, em grande parte, devastada em consequência da ocupação local. Esta vegetação perde as flores geralmente no outono e no inverno.

Estepe: Esta vegetação é em tufos formados por ervas rasteiras.

Vegetação mediterrâneo: encontrada nas áreas menos devastadas do litoral do Mediterrâneo, apresenta arbustos, que são resistente ao período da estiagem na região (verão).


Mapa clima Europa

Fonte: Apostila Dom Bosco-Ensino Fundamental II

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Posição geográfica

Conhecida como velho mundo, em posições geográficas a Europa é considerada uma península da Ásia, ou seja, uma porção de terra coberta por águas em todos os lados, menos, ligado a outra porção de terra. Porém em termos de economia, turismo, política, é considerada um continente.
A Europa esta totalmente localizada no hemisfério Norte, então automaticamente influenciada pelo clima temperado.

A Europa é o segundo menor continente do mundo, porém possui 42 países. Observe:
A Europa é o segundo menor continente do mundo, porém possui 42 países. Observe:
 
Europa

Oriental

Ocidental

Albânia 
Bielorússia
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Tcheca
Croácia
Eslováquia
Eslovénia
Estônia
Hungria
Letônia
Lituânia
República da Macedónia
Moldávia
Montenegro
Polônia
Romênia
Rússia
Sérvia
Ucrânia

Noruega
Bélgica
Suécia
Países Baixos (Holanda)
Islândia
Grã-Bretanha
França
Suíça
Finlândia
Alemanha
Dinamarca
Áustria
Luxemburgo
Itália
Irlanda
Espanha
Grécia
Portugalu
Malta
Andorra,
Mônaco,
San Marino 
Vaticano


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mapa da Europa